Projeto Voltar

Sobre a Companhia “Pulsar Cia. de Dança”

Criada em 2000 no Rio de Janeiro e dirigida por Teresa Taquechel, vem refletindo em sua pesquisa coreográfica a multiplicidade do indivíduo e possibilidades de produção artística entre corpos ímpares com resoluções próprias de movimento. Contribui com novas perspectivas no olhar do cidadão em relação a outros, através do fluir estético que envolve a diferença.

A companhia, nestes quatorze anos, apresentou-se em diversas cidades brasileiras e em 2004, recebeu das mãos do Presidente da República e do Ministro da Cultura, o Prêmio Ordem ao Mérito Cultural. Neste mesmo ano representou a América Latina na Cerimônia de Abertura, no Internacional VSA Arts Festival, em Washington – DC – no Kennedy Centre. Em 2006 e 2008 foi contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

A partir de 2009 a Pulsar passa a ser produzida pela Hólos. Nesse ano, foi contemplada pelo edital da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro para manutenção da Cia.

Ainda em 2011, ganhou o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna e também foi contemplada no edital do Fundo de Apoio à Dança/FADA da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, para manutenção da cia ao longo de 2012, e a criação do novo espetáculo “Por Trás da Cor dos Olhos – Estudo na Imanência do Movente“, com estreia em dezembro de 2012, no Espaço Tom Jobim.

Em 2012, ganhou mais uma vez o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna para circulação do espetáculo “Indefinidamente Indivisível“.

Em 2013, foi agraciada com o Edital de Difusão e Intercâmbios Culturais da Secretaria de Estado de Cultura para realizar o evento “Encontro das Artes com a Diferença”, evento que também contou com a parceria do Instituto de Artes do Pará/IAP.

É companhia residente do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.